quinta-feira, 13 de janeiro de 2011


INSTITUTO FEDERA DO PARÁ
CAMPOS CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA
LICENCIATURA EM INFORMÁTICA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
PROFESSORA: ROSA DUARTE ALMEIDA
ALUNA: ROSANE DA SILVA MIRANDA



SOFTWARES EDUCATIVOS

O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao desenvolvimento de cada uma delas. Os alunos vão explorar atividades que envolvem letras, números, formas e cores. Os jogos oferecem um mundo lúdico interativo, envolvente e colorido, estimulando o aprendizado de maneira divertida.
O computador incentiva a criança a descobrir novas maneiras de aprendizagem. O teclado, por exemplo, desenvolve habilidades de digitação, diminuindo assim dificuldades na escrita das palavras e desenvolvendo a locomoção motora. A introdução da informática no conteúdo pedagógico nas escolas oferece as nossas crianças o conhecimento da máquina, gerando interesse em aprender.
Segundo o conceito de ferramenta educacional, o computador funciona como um poderoso recurso para o aluno usar no seu processo de aprendizagem formal e informal. A concepção do computador como máquina de ensinar implica num papel em que o programa transforma o computador em professor, conduzindo a atividade do sujeito, no ensino de algo específico, dispensando a interferência de outras pessoas no processo.


SOFTWARES TUTORIAIS

O Windows XP tem se apresentado como um sistema operacional rápido e estável, por incrível que pareça. E, para aqueles que o acharam rápido, e querem melhorar o desempenho; ou para os que o acharam lento e querem tentar deixá-lo mais ágil, preparei um guia de otimização do Windows XP. Vale ressaltar, no entanto, que não nos responsabilizamos pelas dicas aqui contidas  siga-as por sua conta e risco, sempre usando e abusando do bom-senso, e sempre que possível de um bom backup.
Criado inicialmente como um trabalho de faculdade na área de programação, o Paint. NET é um dos exemplos de que a alma da performance do computador é a adequação dos softwares que utiliza ao hardware. Bons programadores associados a grandes idéias trazem excelentes soluções em software.

         
O Paint Net é um software de edição de imagens. Inicialmente sua proposta era substituir o antigo paint.exe do Windows, o popular "Paintbrush". Mas o projeto foi muito, além disso. Hoje, o Paint. Net é um completo software de edição de imagens, baseado em C# e Net Framework. Ele é completamente otimizado para sistemas dual processo, dual core, 32 e 64 bits.

SOFTWARES AUTORIAIS

É um conjunto de ferramentas de autoria, oferecida de maneira gratuita para aplicações voltadas ao uso educacional. O Hot Tatue possibilita a elaboração de seis tipos básicos de exercícios interativos usando páginas da Web.
O Clic permite a criação de inúmeros pacotes de atividades para qualquer atividade curricular, em qualquer série e componente, podendo fazer uso de sons, músicas e imagens, apesar do software estar em espanhol é fácil sua manipulação.
O IMAGINE é um Software pago, além de ser um software de autoria, possibilita o uso de periféricos para desenvolvimento de projetos de robótica, permite desenvolvimento de atividades com animações gráficas. Por todas essas características é o mais indicado dentre as soluções tecnológicas existentes no mercado para realização de atividades e projetos educacionais.

Software de Autoria Multimídia. Permite a criação de aplicações que combinam recursos multimídia tais como: sons, imagens, animações (vídeos), textos, hipertextos, etc. Propicia que o aluno construa seu conhecimento, utilizando a informática como ferramenta pedagógica interdisciplinar. Possui recursos para aplicação de Robótica Educacional, gerador de instalações, Backup e estrutura de auto-salvamento. Permite visualizar a estrutura de telas de uma aplicação (mapa de telas). Permite a execução de vídeos no padrão Flash. Possibilita abrir o navegador padrão e abrir uma página da Internet. Possui cursores para Vídeo, texto e botão. Permite 150 objetos por tela.

http://www.softwarepublico.gov.br/http://www.softwarepublico.gov.br/i-encontro-spb

O Linux Educacional é uma solução de software que colabora para o atendimento dos propósitos do ProInfo de forma a favorecer ao usuário final no que se refere ao uso e a acessibilidade da mesma, bem como ao responsável pelo laboratório no que se refere a manutenção e atualização da solução.
É uma ferramenta de Gestão Eletrônica de Documentos (GED).
Com ele você tem acesso aos seus documentos onde você estiver.




Nenhum comentário:

Postar um comentário